Hoje eu quero dar a dica do aplicativo mais útil que já conheci, o Evernote.
Há também uma ferramenta de lembretes e um chat, bem parecido com o do Google Drive. Você pode compartilhar notas e conversar sobre elas.
Por exemplo, já vi gente que usa como gerenciador de tarefas, utilizando os lembretes e criando notas com checklists. Outros usam como ferramenta de captura. Eu já uso como um caderno, mesmo. Tudo o que estou escrevendo ou que quero guardar para usar no futuro, vai pra lá. Tenho um grupo de cadernos de backup para o blog (ou qualquer outra coisa que eu venha a fazer na internet), um para as reuniões de trabalho, um para estudar e outro para meus projetos de escrita em geral. E cada grupo tem um conjunto de tags diferente. Tudo muito prático e acessível em qualquer lugar.
Além disso, há quatro tipos de planos:
O que é
Basicamente, o Evernote é um conjunto de notas que pode ser acessado de qualquer lugar. As notas podem ser textos simples ou formatados, imagens, links, páginas da internet ou áudio. Para organizar as notas, você pode criar cadernos e pilhas de cadernos, por exemplo, uma pilha de cadernos chamada "Trabalho" e um caderno para cada projeto ou cliente, que é o que eu faço. Também é possível criar infinitas tags e organizá-las hierarquicamente, para facilitar a busca.Há também uma ferramenta de lembretes e um chat, bem parecido com o do Google Drive. Você pode compartilhar notas e conversar sobre elas.
Porque é tão bom
Primeiro, porque centraliza e te ajuda a organizar qualquer conjunto de informações, e essas informações podem ser sincronizadas entre os diversos dispositivos. Mas, a meu ver, uma grande vantagem do Evernote com relação a outros sistemas similares é a flexibilidade. Ele é muito simples, então, fica fácil adaptar o uso de acordo com as suas necessidades.Por exemplo, já vi gente que usa como gerenciador de tarefas, utilizando os lembretes e criando notas com checklists. Outros usam como ferramenta de captura. Eu já uso como um caderno, mesmo. Tudo o que estou escrevendo ou que quero guardar para usar no futuro, vai pra lá. Tenho um grupo de cadernos de backup para o blog (ou qualquer outra coisa que eu venha a fazer na internet), um para as reuniões de trabalho, um para estudar e outro para meus projetos de escrita em geral. E cada grupo tem um conjunto de tags diferente. Tudo muito prático e acessível em qualquer lugar.
Como usar
Há três opções: Desktop, Web ou Mobile. Eu uso as três. Para escrever, prefiro a versão Desktop, que tenho no meu notebook pessoal e no de trabalho, que uso para as reuniões, pois nem sempre tenho internet disponível. A Web eu uso quando estou em algum computador compartilhado ou temporário. E a Mobile é ótima para captura. Também uso bastante em reuniões, para guardar imagens (de coisas que a gente escreve em papel ou em quadros), mas também para rascunhar posts no ônibus (embora ultimamente eu esteja usando o Google Agenda).Além disso, há quatro tipos de planos:
- Básico (Gratuito): É o que eu uso e acho mais do que suficiente. Há o limite de 60 MB upload por mês, mas eu nunca cheguei nem perto de alcançá-lo.
- Plus (R$40 por ano): Limite de 1 GB e acesso offline também pelo app.
- Premium (R$80 por ano): Limite de 10GB, pesquisa dentro de documentos e algumas outras funcionalidades.
- Business (R$240 por usuário/ano): Todos os recursos do Premium, mais ferramentas para gestão de trabalho em equipe.
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Evernote mobile (Android) |
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Evernote desktop (Windows) |
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Evernote web |
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