Como agendar tweets direto no Twitter


Quando eu fiz o post sobre os Summary Cards, não esperava que as pessoas fossem gostar tanto (apesar de algumas ainda não terem conseguido implementar em seus blogs), mas acabou que foi um dos posts mais visualizados do blog. Naquele mesmo dia, também descobri uma forma bem fácil de agendar tweets usando o próprio Twitter.

Por que agendar?

O agendamento de tweets sempre foi uma das formas preferidas de divulgação dos blogueiros. No Twitter é tudo muito rápido, então, você pode postar o mesmo link em horários diferentes para alcançar públicos diferentes, mesmo que você não esteja online naquele horário específico.

Também é ótimo para ressuscitar posts antigos naqueles dias em que não haverá nada de novo. Eu comecei a testar algumas estratégias de divulgação, que depois irei compartilhar, e já agendei vários tweets.

Quais as opções?

Creio que as mais conhecidas sejam o Tweetdeck e o Hootsuite. Eu já fui uma grande fã do Deck, mas acabei abandonando o serviço quando acabaram com o aplicativo. Também já usei o Hootsuite e não gostei muito, mas estava disposta a voltar para um dos dois quando descobri o Twitter For Business.

O que é o Twitter for Business?

Resumidamente, Twitter for Business é uma ferramenta que permite às marcas promoverem tweets a fim de ganhar mais visualizações. Porém, há duas outras funcionalidades que podem ser úteis para blogueiros:

  • Acompanhamento de estatísticas;
  • Agendamento de tweets.

Mas isso não é pago?

Não, não é. Para usar as funcionalidades, você precisa informar um número de cartão de crédito, mas a cobrança só é feita quando há a criação de anúncios. 

Então, como faço?

Como eu já fiz toda a configuração para o perfil do blog, vou fazer agora para o meu perfil pessoal.

1. Acesse o Twitter Ads

Para isso, clique na sua foto de perfil que fica no canto superior direito e depois clique em Twitter Ads.

Menu exibido ao clicar na foto de perfil no canto superior direito do Twitter.

Em outra aba, será aberta a Página Inicial da Conta, que tem várias estatísticas legais. Veja que existe um menu, mas a opção de agendamento ainda não está disponível. Enquanto não informar um cartão de crédito, você só terá acesso ao menu Analytics.

Página inicial do Twitter Ads.

2. Adicione uma forma de pagamento

No canto superior esquerdo, clique em Ads. Na tela seguinte, informe seu país e fuso horário.  Em seguida, clique em Salvar Configurações Permanentemente.

Atenção! Essa informação não poderá ser alterada depois.

Twitter Ads - Escolha seu país e seu fuso horário.

Na tela seguinte, preencha a sua forma de pagamento. Em seguida, clique em Proceder à Confirmação.

Como eu disse antes, você só será cobrado se criar um anúncio (Tweet patrocinado). Sei que muita gente não gosta de utilizar cartão de crédito na internet e não é meu objetivo argumentar a favor ou contra. Obviamente, recomendo a leitura dos Termos de Publicidade do Twitter.

Twitter Ads - Adicionar nova forma de pagamento.

Confira seus dados e clique em Salvar Dados de Cartão de Crédito.

Twitter Ads - Adicionar Nova Forma de Pagamento.

Para confirmar a validade do cartão, o Twitter irá realizar uma transação de R$0,00. Essa é uma prática comum em serviços online.

Nesse momento, a tela exibirá uma mensagem dizendo que a sua conta está sendo analisada e uma tela pedindo mais alguns dados, que não são obrigatórios. Repare que novos menus aparecem na barra preta. Isso significa que você já tem o acesso completo.

Twitter Ads - Análise da conta em andamento.

3. Agende o seu primeiro tweet

Clique no ícone de Novo Tweet no canto superior direito da tela, entre a sua foto e "Ajuda".

Você verá que será exibido um popup um pouco diferente da interface normal de criação de tweet. Esse popup possui duas abas, Entrega e Agendamento. A primeira diz respeito aos tweets promovidos, apenas mantenha selecionado a opção "Padrão". Clique em Agendamento e você poderá dizer quando quer que seu tweet seja publicado. Depois que tudo estiver ok, clique em Programar Tweet.

Twitter Ads - Agendamento de tweet.

4. Veja seus tweets agendados

Caso você queira excluir, alterar ou apenas visualizar um agendamento, clique em Criativos >> Tweets.

Twitter Ads - Visualizar tweets programados.

Como essa é uma funcionalidade voltada primeiramente para empresas, por padrão, serão exibidos os tweets promovidos. Onde se lê "Apenas Tweets Promovidos", altere o filtro para "Tweets Programados".


Na tela seguinte, você poderá ver todos os tweets programados. Para excluir, selecione um item e clique em "Excluir seleção". Para alterar um tweet, apenas clique em "Editar".

Twitter Ads - Visualizar tweets programados.

5. Bônus! Conceda acesso ao seu perfil pessoal

Caso você possua dois perfis, como eu, imagino que você não goste de ficar trocando de perfil o tempo todo - eu não gosto. O Twitter Web ainda não possui suporte a múltiplas contas, mas o Twitter Ads permite que eu veja as estatísticas e programe os tweets do blog usando o meu perfil pessoal.

Para isso, após realizar o processo acima para ambas as contas, acesse a conta do blog e siga os passos abaixo.

No canto superior direito do Twitter Ads, clique no nome do seu perfil. Depois, clique em Editar o acesso à conta.

 Você verá uma tela solicitando a sua autorização para que o Twitter Ads acesse a sua conta. Clique em Autorizar aplicativo.
 Na tela "Editar o acesso à conta", clique em Adicionar mais usuários.

Informe o login do usuário que você quer adicionar.


Informe o nível de permissão do usuário a que você está concedendo acesso. Clique em Salvar.


Você verá que o perfil selecionado agora aparece entre os usuários autorizados, de acordo com o nível de acesso que você selecionou.


Agora, volte à sua conta pessoal. No canto superior direito do Twitter Ads, clique no seu nome e, em seguida, clique em Trocar Contas.


Selecione a conta com a qual deseja trabalhar.
Pronto! Vejam na imagem abaixo que eu estou logada na minha conta pessoal (a foto no canto superior direito é a minha), mas tenho acesso aos tweets programados do blog. O legal é que você também pode enviar tweets na hora, em programar, você só não terá a timeline e, consequentemente, não poderá interagir, mas pode ser útil se estiver com pressa.

Aproveite!

Como vocês viram, o Twitter for Business pode ser útil mesmo quando você não quer gastar dinheiro com ele. Além do agendamento, também gosto muito das estatísticas (eu adoro números, vocês sabem). Só não sei como funcionam os anúncios, mas talvez eu experimente com um valor baixo, só para explorar um pouco mais. Qualquer coisa, conto tudo para vocês depois.

CONVERSATION

Back
to top