Dica de app: Sleep Cycle


Hoje, no dia em que eu volto a trabalhar após 23 dias de férias, quero deixar para vocês uma dica que melhorou bastante a minha vida. Eu sempre tive problemas para dormir. Não chega a ser insônia e não tenho a menor intenção de ir ao médico ou tomar remédios por isso, mas eu não sei o que é colocar a cabeça no travesseiro e pegar no sono imediatamente - costumo demorar de 30 a 40 minutos, mas a espera pode chegar a 2 ou 3 horas. Nunca dormi no ônibus, ou em aula e só existe um filme no mundo que me entediou o bastante para que eu dormisse assistindo TV em minha vida adulta (Quem quer ser um milionário?). E é muito raro eu conseguir ter uma noite inteira de sono, sem me levantar ao menos uma vez para ir ao banheiro, o que, em parte, se deve ao fato de eu - possuidora de pedras nos rins e rinite - beber sempre muita água.
Eu sou a pessoa em que meus pais e irmã confiam para ouvir qualquer barulho diferente nos vizinhos ou fechar as janelas se chover de madrugada.

Há pouco mais de um ano, eu resolvi pesquisar por aplicativos de monitoramento do sono e descobri o Sleep Cycle. Desde então, embora eu continue tendo o sono leve, algumas coisas melhoraram bastante.

Sleep Cycle - Configuração do despertador

Quais as vantagens de monitorar o sono?

1. Despertador

Um despertador normal vai te acordar no momento exato em que foi programado para isso. Talvez isso seja o suficiente para pessoas que sabem exatamente o quanto duram seus ciclos do sono, mas não para alguém irregular como eu. É fato conhecido que é melhor acordar espontaneamente do que em um horário arbitrário que definimos antes de dormir.

Já o aplicativo, ao monitorar os meus movimentos durante toda a noite, sabe quando eu estaria mais propensa a acordar espontaneamente, dentro de uma janela de tempo que eu especifiquei e desperta naquele momento.

Nas imagens acima, eu configurei que preciso estar acordada às 7:30 (à direita), mas que ele pode despertar até meia hora antes (Wake up phase, à esquerda). Assim, se em qualquer momento a partir de 7:00 ele considerar que eu estou em um bom momento para ser acordada, ele vai despertar. Caso contrário, ele vai esperar até o horário limite, que também é o limite para o famoso "Soneca".

Na imagem à esquerda, o Soneca pode ser visualizado na configuração "Snooze". A opção "Intelligent", que eu utilizo, deixa que o aplicativo escolha a frequência com que irá despertar. O meu normal é levar uns 15 minutos até estar completamente acordada. Ele costuma despertar às 7:10, tocando bem baixinho, aí eu mexo no celular, me viro na cama e, alguns minutos depois, ele desperta de novo, mais alto. Quando dá 7:30 eu já estou olhando o Twitter ou o Instagram, para me levantar às 7:45 e conseguir pegar o ônibus de 8:20.

Antes, meu normal era acordar assustada às 7:30. Nunca fui uma pessoas matutina, mas minha disposição melhorou bastante depois que mudei um pouco a rotina e passei a acordar alguns minutos mais cedo.

2. Gráficos

Embora eu ame gráficos, confesso que não os confiro sempre, principalmente porque eu só penso neles quando estou usando o aplicativo, que é antes de dormir ou assim que acordei, e esses não são os melhores momentos para grandes análises.

Gráfico Principal
O gráfico principal mostra como foi cada noite. Na mesma tela, também dá pra ver a média de tempo na cama, a noite mais longa, a noite mais curta, a melhor noite e a pior noite. Girando o telefone, são exibidos outros gráficos, mais detalhados. São eles:

* Meus gráficos não estão 100% atualizados, por um motivo que explicarei depois.

  • Sleep quality: Qualidade do sono no período.

  • Sleep note effect on sleep quality: Ao ligar o monitoramento, eu posso marcar algumas notas (que eu mesma configurei). Esse gráfico mostra o efeito de cada nota na qualidade do sono. Ali eu vejo, por exemplo, que durmo um pouco melhor quando estou com dor de cabeça (o que faz sentido, considerando que eu tenho dores de cabeça quando durmo mal no dia anterior).

  • Sleep quality per day of the week: Média da qualidade do sono em cada dia da semana.

  • Time in bed per day of the week: Média do tempo que eu passei na cama em cada dia da semana.

  • Went to bed: Horário em que eu me deitei no período selecionado.

  • Time in bed: Tempo que eu fiquei na cama no período.


Como eu disse, não uso muito os gráficos, mas de vez em quando pode ser útil dar uma olhada, principalmente se houver algum evento que possa influenciar no meu sono.

Ok, você me convenceu. E agora?

O Sleep Cycle está disponível tanto para Android quanto para IOS. Eu uso Android e, neste momento, ele está custando R$3,99. Na época em que comprei, era R$2,54, mas o dólar já aumentou bastante desde então. Para IOS há uma versão Free e uma versão Premium, mas as funcionalidades variam um pouco. Como nunca utilizei, não posso falar muito.

Para mais informações, acesse o site do aplicativo (em inglês). Lá tem uma explicação bem detalhada de como o monitoramento do sono funciona e um FAQ sobre o aplicativo.

Sleep Secure

Para Android, também existe uma espécie de versão Premium, o Sleep Secure, que custa R$5,00 por ano. Essa versão permite a sincronização dos dados entre dispositivos (caso você troque de celular, o que eu fiz apenas dois meses depois de começar a utilizar), o acesso web e alguns gráficos adicionais. Como eu tenho alguns reais de crédito no Google Play (assunto para outro post), resolvi pagar para experimentar.

Com exceção do Principal, todos os gráficos desse post foram retirados da web. São os mesmos gráficos do app, apenas com cores diferentes, só fiz dessa forma porque é mais prático tirar os screenshots no computador que no celular. E é por isso que os meus gráficos não estão atualizados, a sincronização ainda está ocorrendo enquanto escrevo o post.

Os gráficos adicionais são os seguintes:

  • Time in bed vs went to bed: A média de tempo que eu passei na cama comparado ao horário em que me deitei. Gostei bastante desse, achei muito útil.

  • Sleep note usage: Frequência de uso de cada nota ao longo do tempo. De acordo com os dados que já foram sincronizados, eu não vi muitas séries antes de dormir em novembro do ano passado.

  • Heart rate: Pelo que entendi, este gráfico e os dois seguintes só estão disponíveis na versão IOS. Se alguém usa, fique à vontade para dar sua opinião nos comentários.
  • Activity (Steps)
  • Activity effect on sleep quality

Vale a pena?

O aplicativo - a versão simples - vale, ou eu não estaria escrevendo sobre ele. Já o Sleep Secure me decepcionou, eu esperava mais gráficos e com mais detalhes. Talvez eu mude de ideia, já que eu ainda tenho um ano para utilizá-lo sem precisar pagar novamente, mas não pretendo renovar a assinatura. Se algo mudar até lá, não se preocupem, contarei tudo (neste post, em um novo post ou nas redes sociais do blog, cujos links estão ali na barra lateral).

Sei que há vários outros aplicativos com funções semelhantes, mas eu nunca utilizei nenhum outro. Se alguém utiliza, vou adorar saber qual e o que acham, os comentários estão aí pra isso.

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