Organizando o blog: Asana x Trello


Os aplicativos e sites de gestão de tarefas estão entre os mais populares e necessários para a maioria das pessoas. Seja para o seu trabalho, para o seu blog ou para os seus compromissos particulares, é sempre bom ter um desses para te ajudar a se organizar.

Eu já usei (e ainda uso) várias dessas ferramentas. Gostaria muito de centralizar tudo em um único lugar, mas, infelizmente, ainda não encontrei essa ferramenta perfeita. Por isso, gosto de testar coisas novas; continuarei experimentando até passar por todas ou encontrar algo que me agrade completamente.

Tenho quatro áreas principais para controlar: Pessoal, trabalho, estudos e blog. Meus compromissos pessoais ficam no Google Calendar, onde eu posso importar as outras agendas para visualizar, caso eu precise visualizar tudo rapidamente. No trabalho, uso a agenda do Outlook para as reuniões, mas o controle de tarefas depende do cliente e do nível de controle necessário para cada projeto. Para os estudos, já usei o Google Calendar, o Asana e agora estou testando o Habitica, que a Annie me recomendou no sábado. Neste post, irei falar apenas sobre a organização do blog. No futuro, se houver interesse e eu achar que tenho algo de útil a dizer, posso escrever sobre as outras áreas. 

Organizando o blog


Criei o Insignificativo de forma impulsiva, mais de três meses antes da data que eu havia planejado, por isso, no início, eu só organizei a agenda de posts algum tempo depois. Já falei sobre a minha rotina e como isso eu preciso ter esse planejamento, agora, falarei das ferramentas.

Em meu antigo blog, eu tinha uma planilha Excel com as datas e temas dos posts. Eu adoro o Excel e adoro criar planilhas para tudo, mas, quando voltei a blogar com mais compromisso, vi que a velha planilha não me atendia mais, pois as minhas necessidades e a minha disponibilidade haviam mudado. O Google Calendar foi minha primeira opção, pois eu já o utilizava para compromissos. A principal razão para eu abandoná-lo foi o fato de não possuir categorias. Eu até poderia mudar as cores, mas daria mais trabalho. Assim, voltei para o Trello - que eu já havia utilizado em outras ocasiões - e, pouco tempo depois, conheci o Asana - que utilizo atualmente.
Asana - Lista de tarefas

As duas ferramentas possuem muito em comum. No Asana, existe o conceito de Workspaces e Projetos, que é onde são criadas as tarefas. No Trello, as entidades correspondentes são os Times e os Quadros. As funções são, basicamente, as mesmas: você pode incluir membros a um Workspace ou a um Time e criar tarefas em um Projeto ou em um Quadro. Em ambos, você pode atribuir categorias, datas e responsáveis a cada tarefa.

A maior diferença está na visualização. O Trello foca nas listas, como se fossem estágios das tarefas e não há um status de tarefa concluída - ela apenas chega ao último estágio. Confuso? Uma imagem pode ajudar.

Trello - Quadro de tarefas
Notem que, nesse quadro de exemplo, o último estágio é o publicado e as tarefas ficarão ali para sempre ou até que sejam arquivadas manualmente, ocasião em que deixam de existir no quadro e no calendário. Esse foi um dos motivos para eu ter deixado de usar a ferramenta, pois, ao planejar os posts futuros, gosto de poder ver os já concluídos no calendário. Outro motivo, mais fútil, foi a interface: não gosto das fontes grandes, das cores fortes e de não poder usar um fundo branco (a não ser na versão paga).

Por outro lado, o Trello possui algo de que sinto muita falta na Asana: os Checklists. Cada tarefa pode ter um ou mais checklists, e os checklists podem ser reaproveitados. O Asana tem as subtarefas, mas essas precisam ser criadas sempre do zero, o que faz com que eu raramente as utilize. Além disso, embora possua vários atalhos, a usabilidade do Asana demanda um tempo maior de adaptação, enquanto o Trello é muito intuitivo.

Asana x Trello


Como o objetivo deste post não é ensiná-los a usar uma ou outra ferramenta (novamente, esse pode ser o tópico de outro post no futuro), fiz um quadro comparativo, incluindo itens que são importantes para mim ou que julgo serem importantes para a maioria das pessoas.

Caso tenham alguma dúvida, é só deixar nos comentários, que eu vou [tentar] responder. E lembre-se: A melhor forma para organizar o seu blog é aquela que te deixa à vontade e facilita a sua vida. Você pode usar um software de gestão de projetos, uma planilha Excel, o próprio agendamento do Blogger, mas também pode preferir um arquivo do bloco de notas ou um simples post-it. As ferramentas devem trabalhar para você e não o contrário.


CONVERSATION

Back
to top