3 estatísticas que você precisa conhecer sobre o seu blog

Foto: Pixabay
Durante o mês de Junho, eu dediquei algum tempo montando um plano para as redes sociais do blog. Fiz testes, monitorei mais de perto o Google Analytics, conversei com a Annie, que também está investindo bastante tempo no blog dela e rabisquei muito - porque, apesar de amar a tecnologia, minha linha de pensamento ainda funciona melhor quando tenho papéis e canetas coloridas à mão. No último sábado, eu comecei a trabalhar na automatização algumas tarefas mais mecânicas, o que pode me ajudar a manter as redes sempre ativas enquanto me poupa algumas horas por semana. Essa é a maravilha da computação: Deixar que a máquina faça o que ela sabe fazer para que o humano na frente dela possa se ocupar com o que só ele sabe fazer [bem]: produzir o conteúdo.

Uma das coisas que fiz foi listar os tipos de conteúdo que eu gostaria de ter nas minhas redes, seja de publicações próprias ou recomendações. Tem bastante coisa. Minha lista de links salvos já conta com mais de 100 itens. Por vários motivos, eu não posso postar todos eles na hora em que os vejo: às vezes, por falta de tempo; outras, para não publicar dezenas de atualizações em seguida, porque ninguém gosta disso; outras, ainda, poderiam se encaixar melhor em outro momento.

Nessa busca de distribuir esse conteúdo - de uma forma que seja útil para os leitores e que não me exija mais tempo do que tenho disponível - acabei encontrando algumas estatísticas, tanto no painel do Blogger quanto no Analytics, que foram bastante úteis. São muitas métricas, mas a maioria não vai ser importante para todos o tempo todo. Até mesmo as pageviews, que todo blogueiro costuma acompanhar com mais atenção, acabam sendo menos importantes do que parecem. Por outro lado, há alguns números que podem, sim, te ajudar no planejamento do seu blog.

Separei aqui aquelas estatísticas que mais me foram (e continuam sendo) úteis na hora de tomar decisões.


3 estatísticas que você deveria conhecer sobre o seu blog


O que?

A primeira coisa que você precisa saber é o que os leitores estão vendo em seu blog. Quais são os seus posts mais populares? Essa informação é fácil de ser obtida no próprio painel do Blogger, que te dá uma lista com os 10 posts mais visualizados no dia, semana, mês ou desde a criação do blog. Se quiser uma opção mais confiável ou avançada, no Analytics você também pode descobrir em quais páginas os leitores passam mais tempo e interagem mais.

Por que eu deveria saber disso?

Porque o que as pessoas leem atualmente no seu blog é um bom indicativo do que elas vão querer ler no futuro - tanto no blog quanto nos demais canais de comunicação. Isso pode te dar ideias ou te incentivar a escrever sobre algo.

Recentemente, fui surpreendida ao descobrir que o post mais visualizado desde a criação do blog é aquele em que eu falo sobre desafios de fotografia no Instagram. Eu não fazia ideia que os leitores gostariam desse tipo de conteúdo e não planejava posts similares. Foi isso que me deu a ideia do post sobre Lettering, praticamente uma coleção de fotos que eu já havia publicado no Instagram, e que também acabou sendo mais popular do que eu imaginava.

Mas preste atenção em uma coisa: Saber do que os seus leitores gostam não implica em você poder escrever sobre aquilo. Talvez você tenha feito algo diferente naquele post que possa ser repetido para outros temas ou, talvez, seja um sinal de que você ainda não encontrou o seu público (ainda estou encontrando o meu). Sobre isso, recomendo o e-book Construindo o seu público, da Loma Sernaiotto.

Como?

A segunda coisa que você precisa saber é como o leitor chegou até o blog. No Blogger, são as Origens de Tráfego. No Analytics, é a seção Aquisição. Basicamente, há cinco formas principais do leitor chegar ao blog:

  1. Digitando a URL do blog diretamente;
  2. Através de um agregador de feeds (ou por e-mail);
  3. Através de links em outros sites/blogs;
  4. Através dos mecanismos de busca (Google, Bing etc)
  5. Através de links nas redes sociais.
Como meu objetivo era planejar o conteúdo das redes sociais, meu foco estava no item 5. Acabei descobrindo, por exemplo, que o Facebook me envia muito mais visitantes do que eu imaginava.

Por que eu deveria saber disso?

Para saber onde investir seu tempo de divulgação. Eu sempre investi mais no Twitter, porque é a rede social que eu gosto; agora, já estou pensando também no Facebook como aliado. Por outro lado, eu tinha o costume de divulgar todos os posts uma vez em duas redes mais desconhecidas, o Tsu e o Ello, na tentativa de conquistar leitores realmente novos, que ainda não fazem parte dos círculos comuns de blogueiros das redes mais populares. Acontece que, em seis meses, essas duas redes juntas me trouxeram um número ínfimo de visitas rápidas, então, o tempo que eu gastava com elas (que era pouco, mas quaisquer cinco minutos são importantes para quem sempre tem algo mais que gostaria de poder fazer) pode ser dispendido de outras formas, que me tragam mais retorno.
Calma, os números são seus amigos.

Quando?

Por último, também é importante saber quando os leitores estão chegando no blog. Essa informação não é dada de forma direta no Blogger, mas você pode ver a evolução ao longo do mês e de um dia na aba Visão Geral. Já o Analytics te permite personalizar os relatórios para incluir informações como dia da semana e hora.

Por que eu deveria saber disso?

Porque você tem mais chances de ser lido se postar nos horários em que seus leitores estão online - principalmente se você divulgar os posts nas redes sociais, o que imagino/espero que todos façam. Quando você sabe em que momento os leitores estão mais propensos a clicar no seu link, use essa informação para agendar as publicações mais importantes. Uma lógica similar foi o que me levou a separar dias certos para cada linha editorial, embora eu tenha usado alguns critérios mais subjetivos.

Depois de analisar esses três fatores, fiquei bem satisfeita com o planejamento que montei para o Twitter e o Facebook do blog. Ambos devem ficar bem parados pelas próximas duas semanas, até eu conseguir organizar tudo, mas creio que será uma mudança para melhor. Depois, voltarei para contar os resultados.

Enquanto isso, me diga: Quais estatísticas você mais gosta de acompanhar no seu blog?

CONVERSATION

Back
to top