4 aplicativos para quem gosta de ler


Durante as pequenas férias que tive em outubro, tirei um dia inteiro para organizar a minha estante [física] e, neste fim de semana, organizei também minha estante virtual. Um efeito colateral da Grande Ressaca Literária de 2013, que terminou há menos de dois meses, foi que minhas estantes ficaram completamente bagunçadas. Eu doei muitos livros nesse período, comprei outros tantos, na tentativa de me empolgar novamente, e também tenho vários emprestados, mas acabei perdendo o controle. Felizmente, já o recuperei. E, depois de passar quase todo o meu domingo entre livros, o post de segunda tinha que estar relacionado a eles.

4 aplicativos para quem gosta de ler


1. Skoob

O Skoob é a rede social de leitores mais famosa no Brasil. Começou há vários anos, quando os smartphones não eram tão comuns quanto são hoje, tendo apenas um site na web. Quando, enfim, foi lançado o aplicativo, ele não era nem de longe tão bom quanto a rede na web. Há alguns meses, porém, uma atualização mudou tudo. O app está muito bom, eu mesma quase não uso o site mais. A única funcionalidade que não está disponível no smartphone é o sistema de trocas, pois todo o resto pode ser feito por lá. Mesmo que você ainda não tenha uma conta, vale a pena baixar, principalmente para montar e catalogar sua biblioteca, já que o aplicativo conta com uma funcionalidade de leitura de código de barras que agiliza muito a procura por algum título.

Caso já tenha se cadastrado, ou pretenda, não se esqueça de me seguir para acompanhar todas as minhas atualizações.

2. Amazon Kindle

Além de ter seu próprio e-reader, seu próprio formato de publicação e o que talvez seja a maior loja de e-books do mundo, a Amazon também disponibiliza aplicativos de leitura gratuitos para smartphones e computadores. Esse é o meu aplicativo favorito, porque nem sempre eu quero carregar um livro ou mesmo o Kindle, mas o celular está sempre comigo e tenho à minha disposição quase qualquer livro que eu quiser. Ao se registrar no site da Amazon, você também pode configurar um e-mail para o seu dispositivo e enviar documentos para ele, algo que eu uso bastante quando quero ler algum artigo ou estudar alguma coisa específica enquanto vou para o trabalho ou volto para casa.

3. Google Play Livros

Este eu uso pouco, mas é uma alternativa que gosto de ter à mão, caso não encontre o que desejo no aplicativo da Amazon, pois o catálogo das duas lojas pode variar, assim como os preços dos livros. Eu não gosto de baixar e-books piratas, então, sempre pesquiso nos dois antes de decidir se vou comprar a versão física, digital ou postergar a leitura.

Uma vantagem do Play com relação à outra opção é que ele possui o modo de "leitura em voz alta", em que o aplicativo lê o livro para você, como em um audiobook. Eu não gosto de audiobooks e a qualidade da leitura automática não é das melhores, pois não tem a entonação de uma leitura real, mas há quem goste e pode ser útil em alguma ocasião específica.

4. Wattpad

Este é para os aventureiros que gostam de descobrir novos livros. O Wattpad é uma plataforma online de publicação, onde escritores podem disponibilizar gratuitamente suas histórias - sejam romances ou histórias curtas. Baixei o aplicativo quando o Felipe, do blog Não Sei Lidar publicou o conto Não sei Lidar Com Gênios (que me fez rir muito e recomendo) e gostei muito da usabilidade dele. Tanto que eu planejava desinstalar assim que terminasse essa leitura, mas acabei deixando até já encontrei outras coisas que pretendo ler.

Bônus! Spotify

Para quem sabe inglês e gosta de audiobooks, o Spotify também tem um acervo de livros que você pode ouvir gratuitamente, com uma narração bem melhor que a automática do Play Livros. Espero que passem a disponibilizar livros em português também, pois creio que pode incentivar a leitura entre os brasileiros.

Quem não precisa de incentivo - o que eu acredito ser o caso da maioria dos leitores do blog - me diga aí nos comentários: Quais aplicativos para leitura você usa?

CONVERSATION

Back
to top