Pele Oleosa - Minha rotina de cuidados


Eu já escrevi sobre alguns dos cuidados que tenho com o meu rosto no inverno seco de Belo Horizonte. Hoje, vou contar sobre a rotina que estou desenvolvendo. Por muito tempo, embora tivesse todos os produtos necessários no armário, eu os usava apenas esporadicamente, quando tinha tempo e disposição. Faz mais ou menos um ano que, depois de experimentar vários produtos e ler muito sobre o assunto, comecei a levar mais a sério e, gradualmente, estabelecer uma rotina, que agora apresento a vocês.

Apenas um esclarecimento antes de começar: Vou falar apenas do processo, não de produtos - estes ficarão para outra ocasião. Optei por separar não apenas para o post não ficar muito longo, mas também porque cada pele é diferente e é mais importante encontrar produtos que funcionem para você do que usar os mesmos que alguém.

Pele Oleosa - Minha rotina de cuidados


Pela manhã

Eu sou uma pessoa noturna e tento otimizar meu tempo para poder acordar sempre o mais tarde possível. Assim, tudo o que eu faço antes de sair para o trabalho tem um único objetivo: praticidade. Primeiro, lavo o rosto com um sabonete específico para pele oleosa. Estou tentando me acostumar a usar um tônico, mas ainda esqueço na maioria das vezes, então, depois da lavagem, eu apenas passo um hidratante no rosto todo e um creme leve na região dos olhos.

Já começando a maquiagem, costumo usar primer, seguido de base e/ou , sendo que pelo menos um dos dois tem que ter filtro solar, porque eu não consigo usar o protetor separado, sinto minha pele pesada. Também uso protetor solar para os lábios.

À tarde

Na hora do almoço, um retoque na maquiagem com protetor solar em pó, que protege e ajuda a manter a pele sem brilho.


À noite

A primeira coisa que faço ao chegar em casa é tomar banho. É esse o momento que eu separo para mim, fazendo tudo com calma, antes de abrir ou depois de fechar o chuveiro.

Primeiro, tiro a maquiagem com água micelar. Não gosto de demaquilante, já tentei vários e não me adaptei, então o advento das soluções micelares veio a calhar. Como não uso maquiagem à prova d'água, um produto mais leve é mais do que suficiente. Depois, lavo o rosto com sabonete e passo esfoliante a cada dois dias. Por fim, assim que saio do banho, passo um tônico adstringente. Essa etapa foi a última que incluí; o tônico é o produto que eu acho mais difícil de me acostumar a usar, pois a utilidade dele ainda é um pouco obscura para mim.

Depois, borrifo um pouco de água termal, espero secar e passo, novamente, o creme para os olhos e o hidratante

No fim de semana

Quando não tenho compromissos, gosto de tirar algumas horas no fim de semana para cuidar da pele, do corpo, das unhas, dos cabelos, de tudo. Atualmente, para o rosto, estou usando duas máscaras, uma de argila para fechar os poros e uma de colágeno para dar firmeza. É complicado ter pele oleosa aos 30 anos, porque eu tenho acne e linhas finas ao mesmo tempo.


Uma vez por mês

Há duas semanas, fiz uma limpeza de pele profissional que me deixou muito feliz. Foi a minha primeira vez e pretendo - se meu orçamento permitir - repetir todos os meses. Também uma vez por mês, entre uma limpeza e outra, uso uma máscara ou adesivo para remover cravos.

É isso. Parece muita coisa, mas ficou bem tranquilo depois que eu me acostumei a usar cada coisa e estabeleci as frequências e horários certos. Por fim, duas dicas para quem não sabe por onde começar: Primeiro, comece com uma coisa de cada vez. Se você não tem o hábito de lavar o rosto à noite, não adianta comprar mil produtos ao mesmo tempo, a preguiça vai acabar te vencendo. Segundo, estabeleça uma rotina que combina com o seu estilo de vida. Por exemplo, eu gosto de fazer tudo depois que chego do trabalho, mas isso provavelmente não vai funcionar para quem estuda à noite. Como sempre, as regras e processos devem trabalhar para você, não o contrário!

Em breve, uma listinha com meus produtos favoritos de cada um dos que mencionei!

CONVERSATION

Back
to top